Acompanhamento para pacientes que tem como objetivo ganho de peso de forma saudável e a partir de massa muscular.
A maioria das pessoas acham que é fácil ganhar peso. Porém, tão difícil quanto perder peso é trabalhar para ganhar peso e mantê-lo, não é mesmo? E, nesse processo, devemos ter muito cuidado. É muito comum o ganho de peso através do aumento de gordura. E esse não é o objetivo desse acompanhamento. O aumento de peso deve ser principalmente através do ganho de massa magra. E, para isso, é necessário organização da rotina alimentar com horário, alimento e quantidade.
Além disso, muitas vezes é necessário o uso de suplementos a fim aumentar a ingestão calórica e facilitar a ingestão de proteína. Vale ressaltar que nesse caso é imprescindível ter uma rotina bem orientada e consistente de atividade física. E, ainda, os alimentos que são consumidos principalmente antes e depois da atividade física.
A consulta nutricional tem em média 60 – 90 minutos e consiste em: Entender o objetivo do paciente e sua história com peso; Histórico de doenças dos familiares; Requisição e avaliação de exames de sangue (caso tenha); Patologias; Uso de medicamentos; Principais incômodos e queixas; Análise da atual rotina alimentar e de exercício; Avaliação antropométrica em uma balança de bioimpedância.
Dessa forma é possível diagnosticar o estado nutricional do paciente e qualificar sua alimentação. A partir desses resultados é prescrito um planejamento alimentar. Esse plano será enviado por e-mail e será cadastrado em um aplicativo próprio, para que o paciente possa acessar em qualquer local. Nele constam as seguintes informações: horário da refeição, qual alimento consumir, a quantidade (peso e medida caseira) e a indicação de suplementos ou manipulados, caso seja necessário.
Vale ressaltar que a prescrição nutricional é calculada de forma individualizada, obedecendo sempre a preferência alimentar, bolso, rotina e o nível de atividade física de cada paciente.