21 96659-2517
juliananigri@gmail.com
Barra da Tijuca, Largo do Machado e Online

Avaliação Antropométrica pela Balança de Bioimpedância

Balança de Bioimpedância Juliana Nigri
Ficha de Avaliação Antopométrica
Como funciona a consulta
balança

Esse método é de grande importância visto que o aumento de gordura corporal e sua distribuição estão diretamente relacionados com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemias).

Antigamente a aferição do percentual de gordura era feita principalmente pelo adipômetro. Ainda hoje, muitas pessoas usam esse método de aferição. Porém, esse método acaba tendo alguns pontos negativos, como: constrangimento do paciente pelo avaliador ter que apertar algumas dobras cutâneas do seu corpo e  impossibilidade de aferição desse percentual em pacientes com obesidade, alguns com de percentual de gordura muito baixo e pacientes com pele muito justa ao corpo impossibilitando pinçar as dobras.

A avaliação feita a partir da balança de bioimpedância (BIA) também tem seus pontos negativos, porém não são limitantes.  No dia da aferição é necessário um pré-preparo para a pesagem. Jejum de 3 horas, não fazer atividade física de alta intensidade no dia, não fazer sauna ou massagem no dia e não consumir cafeína antes da consulta. Com isso, temos um resultado muito mais fidedigno. E pode ser feita em obesos, desnutridos e em pessoas com as dificuldades listadas acima, além de não ser necessário tocar no paciente ou pinçar as dobras cutâneas. 

A avaliação antropométrica é feita a partir da balança de bioimpedância (BIA) aprovada pela ANVISA em que uma corrente elétrica alternada e segura (imperceptível) passa pelo corpo do paciente medindo os valores de resistência e reatância.

A BIA fundamenta-se no princípio que os tecidos corporais oferecem diferentes oposições à passagem de corrente elétrica. Os tecidos magros são altamente condutores de corrente elétrica devido a grande quantidade de água e eletrólitos, ou seja, apresentam baixa resistência à passagem da corrente elétrica. Por outro lado, a gordura, o osso e a pele constituem um meio de baixa condutividade apresentando, portanto, alta resistência. Assim, através dos valores obtidos para essas variáveis em diferentes frequências, o analisador calcula a composição corporal.

Através dela é possível estimar:

  • Peso (kg),
  • Água Corporal (kg),
  • Massa Livre de Gordura (kg),
  • Percentual de gordura total e estratificado em membro superior direito, esquerdo, tronco, membro inferior direito e esquerdo,
  • Massa de gordura total (kg) e estratificada,
  • Massa muscular total (kg) e estratificada,
  • Índice de massa corporal.

Sendo assim, a balança de bioimpedância é uma forma de avaliação segura de controle e gerenciamento da composição corporal.

IBGE

Segundo o IBGE (2013) 40% dos brasileiros apresentam pelo menos um tipo de doença crônica não transmissível. Por isso, a importância do acompanhamento e gerenciamento do peso e do percentual de gordura corporal.

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

Esse método é de extrema importância visto que o aumento de peso e, principalmente, de gordura corporal e sua distribuição está diretamente relacionado com o desenvolvimento DCNT como o diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias entre outras.

Posso ajudar?